-->
-->
27.07.2022 | Comunicados

PRO_MOV pretende requalificar 20 mil portugueses até 2025, com 30 novos cursos e 600 turmas

Cinco novos laboratórios de formação avançam durante 2022 e abrangem áreas como agricultura, vendas, green jobs, assistência médica e digital.
PRO_MOV pretende requalificar 20 mil portugueses até 2025, com 30 novos cursos e 600 turmas

O objetivo é lançar 30 cursos e abrir 600 turmas, em diversas áreas de atividade e regiões do país, para atingir 20 mil formandos até 2025.

As entidades promotoras do PRO_MOV anunciam hoje o reforço deste programa nacional, com o lançamento de cinco novos laboratórios de formação, que se juntam ao primeiro laboratório de indústria lançado em 2021. O objetivo da iniciativa promovida pelas empresas Sonae, Nestlé e SAP, pela Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), em estreita colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e com outras empresas do setor privado, será requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego até 2025.

A revelação foi feita durante a sessão de trabalho que decorreu na sede da Nestlé, em Linda-a-Velha, e que juntou as diversas empresas e entidades públicas que formam a iniciativa, num total de 80 pessoas. O encontro serviu para finalizar o desenho dos programas formativos com várias saídas profissionais correspondentes aos 5 novos laboratórios a serem lançados ainda no decorrer de 2022.

A sessão inicial contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, a presidente do IEFP, Adelaide Franco, a presidente da ANQEP, Filipa Henriques de Jesus, a Diretora-Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, a CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, e o Presidente da Associação BRP, Vasco de Mello. Na mesa redonda, estiveram representantes da Sonae, Nestlé Portugal, SAP, Sogrape, CUF, Delta Cafés e EDP.

A amplificação do PRO_MOV permitirá alargar o programa a várias regiões do país, que passa a desenvolver-se em Alcoitão, Alverca, Évora, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto, bem como abranger áreas de atividade distintas, como agricultura, vendas, green jobs, assistência médica e digital. A previsão é que até 2025 sejam lançados 30 cursos e abertas 600 turmas.

Nesta fase, os laboratórios compreendem diferentes perfis profissionais:

Assistência Médica: auxiliares de ação médica, assistentes geriátricos e analistas químicos;

Digital: software developers;

Vendas: assistentes de contact center;

Green Jobs: eletricistas de instalações sustentáveis;

Agricultura: operadores agrícolas especializados em viticultura e olivicultura;

Indústria: operadores eletromecânicos, técnicos de manutenção industrial e operadores de manutenção industrial.

Trata-se de um projeto diferenciador a nível nacional na medida em que conta com o envolvimento das empresas que lideram cada um dos laboratórios e participam em todas as fases do processo, desde o desenvolvimento dos planos curriculares até ao estágio final. A primeira ação de formação piloto na área de Manutenção Industrial, teve início em 2021 e está a decorrer no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, inserido no laboratório de Indústria liderado pela Nestlé Portugal. Os formandos deste curso terminaram recentemente a componente de formação tecnológica e avançam agora para a formação em contexto de trabalho, tendo a possibilidade de virem a integrar os quadros das empresas no final do estágio.

João Günther Amaral, Membro da Comissão Executiva da Sonae, realça que “O mundo está a mudar a grande velocidade, o que torna muitas profissões obsoletas, gerando desemprego. É urgente dar novas ferramentas aos portugueses que se encontram nesta situação. O PRO_MOV pretende isso mesmo: dar novas competências, abrir novos caminhos. Trata-se de um programa inovador, porque depende desta colaboração entre organizações públicas e privadas, com partilha de recursos e conhecimento. Em conjunto, vamos testar novas soluções que ambicionamos que sejam eficazes, escaláveis e inclusivas.”

Adelaide Franco, Presidente do IEFP, refere que “Hoje sem dúvida que demos mais um importante passo na requalificação das pessoas que procuram uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Juntamente com o setor privado e os principais agentes do setor público vamos conseguir alavancar o programa PRO_MOV e chegar a cada vez mais pessoas, esse é o propósito e objetivo que ficou definido entre todos os envolvidos.”

Vasco de Mello, Presidente da Associação BRP afirma que “Não podíamos estar mais entusiasmados com o resultado deste encontro que envolveu os diferentes agentes da nossa sociedade, e é com enorme orgulho que vemos alguns dos principais grupos empresariais nacionais envolvidos a 100% nesta iniciativa que pretende dar uma resposta muito eficaz aos novos desafios laborais. É um esforço conjunto que todos temos de fazer para conseguirmos valorizar mais os portugueses e construir uma sociedade bem preparada e mais justa.”

Recorda-se que o PRO_MOV é um programa que se insere na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment (R4E)”, cujo propósito visa requalificar cinco milhões de pessoas em situação de desemprego até 2030. A Associação Business Roundtable Portugal juntou-se recentemente ao projeto, trazendo a experiência, o conhecimento e os recursos de 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium BCP, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal) e de outras 6 empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, Manpower, Symington, The Fladgate Partnership), num exemplo de mobilização da Sociedade, para acelerar a execução do programa e a requalificação dos portugueses.