-->
-->

Sobre

Direção

A Associação Business Roundtable Portugal é representada por uma Direção de nove membros (João Castello Branco cessou funções como membro da Direção da Associação BRP, na sequência de ter terminado o mandato de Presidente Executivo da Semapa a 31 de dezembro de 2021, tal como Guy Villax, cujo mandato de CEO da Hovione cessou a 31 de março de 2022, e Sandra Santos, cujo mandato de CEO da BA Glass cessou a 22 de fevereiro de 2024 ), compreendendo um presidente, dois vice-presidentes e seis vogais, eleitos de forma rotativa entre os líderes das empresas associadas. Com mandatos de três anos, cabe à Direção supervisionar e impulsionar o funcionamento da Associação, incluindo a definição de prioridades, constituição dos Grupos de Trabalho e suas incumbências, bem como propor à Assembleia Geral o plano de atividades e respetivo orçamento.

Presidente

Vasco de Mello
Vasco de Mello
Presidente da José de Mello

Vasco de Mello é atualmente presidente do Conselho de Administração da José de Mello, holding familiar portuguesa com participações relevantes em empresas como a Brisa, CUF, ATM, Bondalti, José de Mello Residências e Serviços, Efacec e Ravasqueira. Além da presidência do Grupo, é presidente do Conselho de Administração da Brisa e presidente da Direção da Fundação Amélia da Siva de Mello. Vasco de Mello detém um Bachelor of Science em gestão de empresas pelo American College of Switzerland.

Vice Presidentes

António Rios de Amorim
António Rios de Amorim
Presidente e CEO da Corticeira Amorim

António Rios de Amorim é o Presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim, grupo onde ingressou em 1989 e ao qual dedicou toda a sua carreira empresarial. Tem uma licenciatura em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham e realizou um conjunto de pós-graduações em gestão de empresas no INSEAD, na Universidade de Columbia e na Universidade de Stanford (EUA). Assumiu a liderança da Corticeira Amorim em 2001, depois de ter integrado a direção da unidade de Negócios Rolhas em 1996.

Cláudia Azevedo
Cláudia Azevedo
CEO da Sonae SGPS

Cláudia Azevedo é CEO da Sonae SGPS, uma multinacional de origem portuguesa que gere um portefólio diversificado de negócios nas áreas de retalho, telecomunicações, centros comerciais, gestão de investimentos e serviços financeiros. Cláudia Azevedo está no grupo Sonae desde 1994, tendo desempenhado diversos cargos, em empresas de distintos setores de atividade. Entre 2000 e 2019 liderou a Sonae IM que, desde 2013, acumulou com a liderança da Sonae Capital, até assumir o cargo na Sonae SGPS em 2019. É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e detém um MBA pelo INSEAD, tendo frequentado diversos cursos de gestão nas universidades de Harvard e Stanford.

Vogais

Nuno Amado
Nuno Amado
Presidente do Millennium bcp

Nuno Amado é atualmente Chairman do Millennium bcp, depois de ter assumido a liderança executiva do banco em 2012. Numa carreira quase toda ligada à Banca, Nuno Amado foi líder do Banco Santander em Portugal, banco onde esteve 15 anos, tendo antes passado pelo CitiBank Portugal, o BFB e o Deutsche Bank Portugal. Começou a sua carreira na área de auditoria, na KPMG. Nuno Amado é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Fernando da Cunha Guedes
Fernando da Cunha Guedes
Presidente da Sogrape

Com o mesmo nome do seu pai e do seu avô, Fernando da Cunha Guedes é o atual Presidente do Conselho de Administração da Sogrape, um grupo empresarial familiar líder em Portugal no setor dos vinhos. Com presença física direta em 10 países, destaca-se pela produção e distribuição de vinhos de elevadíssima qualidade, que atualmente exporta para mais de 100 mercados. Fernando da Cunha Guedes começou a sua carreira na Banca de Investimentos e ingressou no grupo Sogrape em 1996, tendo assumido a presidência em 2015. É licenciado em Gestão de Empresas e possui uma pós-graduação em Gestão pelo INSEAD.

Paulo Rosado
Paulo Rosado
CEO da Outsystems

Paulo Rosado é CEO e fundador da OutSystems, uma das empresas de origem portuguesa com maior crescimento na área das tecnologias de informação. A OutSystems foi fundada em Portugal em 2001 com a missão de dar a cada empresa o poder de inovar através do software. A plataforma “low code” da OutSystems permite às empresas construir e implementar rapidamente várias aplicações empresariais em qualquer lugar. Paulo Rosado iniciou a sua carreira profissional na Oracle, em Silicon Valley, tendo passado pela Altitude Software, empresa na qual fez parte da equipa de gestão. Possui um mestrado em Computer Science pela Universidade de Stanford (EUA) e completou o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa. É também licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa.