-->
-->
Eixos de Atuação Pessoas

Atração e Retenção de Talento

Problemática

Portugal vive um verdadeiro inferno demográfico. Com 25% da população a residir fora do país, o valor mais elevado em 30 anos, apresentamos a 8ª maior taxa de emigração do mundo. Apenas na última década, o país perdeu 742 mil portugueses, mesmo contando com os 133 mil que regressaram - 653 mil em idade ativa e 194 mil com curso superior, ou seja, 10,4% da população portuguesa licenciada em idade ativa. Um número suficiente para aumentar a percentagem de população ativa com ensino superior e ultrapassar a média da União Europeia.

A cada ano que passa, a situação agrava-se, com cerca de 20 dos 50 mil licenciados a saírem do país em busca de novas oportunidades e condições de vida e de trabalho. O investimento realizado pelo Estado e pelas famílias não está a ter o impacto desejado. O custo de substituição dos licenciados que emigram é de 1,9 mil milhões de euros por ano. Somando a perda de receita de IRS e Segurança Social, o custo da emigração do talento jovem equivale a 60% da receita de IRS de 2021. A fuga da geração mais qualificada de sempre trava a competividade e sustentabilidade das empresas e do país, o seu crescimento e a geração de riqueza nacional. É, por isso, urgente tomar medidas para contrariar e inverter esta tendência.

Consulte os Papers BRP

1º VOLUME | "Um país com futuro: Atrair e reter o talento em Portugal"

Este documento sintetiza um diagnóstico profundo das condições de atração e retenção de talento do nosso país e avança com um conjunto de caminhos de solução ambiciosos, que respondem à questão: O que as empresas e o Estado devem fazer para melhorar as condições de trabalho e de vida das pessoas que todos queremos manter em Portugal?

> Aceda aqui ao documento

2º VOLUME | "Mais e melhores oportunidades. O que estão as empresas a fazer para valorizar e atrair talento?"

Neste volume, vamos além da teoria e mergulhamos na prática, com a apresentação de medidas e casos concretos de atração e retenção de talento. Ao partilharmos estes exemplos, pretendemos motivar outras empresas a adotarem práticas semelhantes e a atuarem em paralelo connosco na construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do talento em Portugal. Este paper é o resultado de um trabalho conjunto de 36 quadros especializados de 21 empresas BRP,  aos quais se juntaram, como parceiros nesta área a Deloitte e a Mind Alliance, em grupos de trabalho focados em cinco áreas: Cultura Organizacional, Organizações Ágeis, Liderança, Carreiras e Benefícios.

> Aceda aqui ao documento

Vasco de Mello
Vasco de Mello
Líder do Subgrupo Atração e Retenção de Talento
Presidente, Associação BRP
Presidente da José de Mello