-->
-->
Eixos de Atuação Empresas

Governance

Problemática

A ausência de estruturas sólidas de governance nas pequenas e médias empresas nacionais é apontada pelos especialistas ouvidos pela Associação BRP como um dos principais obstáculos ao crescimento e escala das organizações. Vários estudos indicam existir uma relação entre a adoção de boas práticas de governance e o desempenho operacional e financeiro das empresas: organizações cotadas com um governance forte são 29% mais eficientes a gerar lucros para a mesma quantidade de recursos financeiros alocados, têm 25% mais liquidez e condições para saldar dívidas de curto prazo, geram cash-flows 3,4 vezes superiores nas suas operações e têm o dobro da resiliência perante incidentes ou falhas operacionais.

A consciencialização das empresas para este tema é fundamental, pois permitirá que estejam mais bem preparadas para os desafios do presente e do futuro, e para que se desenvolvam de forma sustentável.

António Rios de Amorim
António Rios de Amorim
Líder do Grupo de Trabalho Empresas
Presidente e CEO da Corticeira Amorim
Propostas e Soluções
Governance

Programa Metamorfose: Acelerar o crescimento das empresas com um Governance forte 

Desenvolvido em parceira com o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, o Metamorfose é um programa integrado de corporate governance destinado a acelerar o crescimento e competitividade das PME portuguesas. É composto por três ferramentas práticas e evolutivas - um guia de boas práticas, um scoring e uma bolsa de conselheiros.

Saiba mais sobre o Programa Metamorfose aqui >