-->
-->
16.11.2022 | Comunicados

Associação BRP e AICEP firmam parceria para promover a globalização das PME Nacionais

Colaboração prevê várias iniciativas conjuntas de promoção da globalização da sociedade e da economia portuguesas.
Associação BRP e AICEP firmam parceria para promover a globalização das PME Nacionais

Primeira ação visa aumentar o número de jovens licenciados com experiência internacional, através do reforço do número de estágios do INOV Contacto, gerido pela AICEP.

‘Conversas CEO para CEO’ juntam CEO das empresas da Associação BRP com CEO de empresas de média dimensão, permitindo a troca de experiências e conhecimento na temática da internacionalização.

Acordo prevê ainda a criação de uma rede internacional de espaços de acolhimento, utilizando as instalações internacionais dos associados do BRP, em 20 geografias.

Associação BRP e AICEP desafiam outras empresas com operações em Portugal e experiência internacional a juntarem-se a estas iniciativas para apoiar o crescimento do país.

Lisboa, 16 de novembro de 2022 – A Associação Business Roundtable Portugal e a AICEP acabam de anunciar a assinatura de um protocolo de colaboração que prevê a concretização de projetos e iniciativas pragmáticas para apoiar, acelerar e fortalecer as competências de internacionalização de profissionais e das pequenas e médias empresas portuguesas, para um Portugal mais competitivo no mercado global.

A criação de condições de internacionalização é crítica para o crescimento das empresas e para a criação de riqueza nacional. Para promover um contexto onde as empresas possam ganhar escala e tornarem-se grandes e globais, a organização, que reúne 42 grandes empresas e grupos empresariais, e a AICEP firmaram uma parceria que terá, como uma das primeiras ações, reforçar o alcance e escala do INOV Contacto, programa de estágios internacionais desta entidade.

Neste sentido, a Associação BRP irá contribuir para o reforço do número de jovens com experiência internacional, com vista a dotar Portugal e as suas PME de um maior número de gestores internacionais, um requisito considerado crítico para acelerar o processo de globalização das empresas nacionais e reforçar a competitividade de Portugal.

Este apoio irá traduzir-se no alargamento do programa INOV Contacto através do aumento do número de empresas responsáveis por acolher os jovens candidatos, bem como do número de estágios, sendo o respetivo financiamento assegurado pelas empresas participantes.

Nesta primeira fase, serão 11 as empresas da Associação que irão avançar com o financiamento de 25 novos estágios, que se juntam aos 200 que o programa já tinha. Posteriormente, o objetivo será mobilizar mais empresas, associadas e outras externas, para expandir ainda mais o programa durante os próximos anos.

Segundo Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP, “a aposta em mercados externos faz parte do ADN de muitas das empresas portuguesas que percebem que a internacionalização é uma oportunidade de crescimento e evolução, mas é também um processo complexo”.

Há um conjunto de competências e condições que são críticas para a internacionalização, em especial no caso das PME, e por isso, a parceria com a Associação BRP faz todo o sentido. Vai permitir alavancar a experiência que as grandes empresas têm, pois já têm uma presença estabilizada em vários mercados, para apoiar as PME que pretendem iniciar o seu caminho no exterior, nomeadamente através da partilha de informação. Acredito que esta iniciativa, e a boa coordenação entre AICEP e BRP, grandes empresas e PME, vai permitir às PME com ambição de se tornarem globais, ganharem escala e, assim, contribuírem para o aumento das exportações nacionais”, refere o Presidente da AICEP.

Para Vasco de Mello, presidente da Associação BRP, “é fundamental criar condições para que as médias empresas ganhem escala e se tornem grandes e globais, pois só assim será possível aumentar a produtividade, gerar mais riqueza e proporcionar melhores salários e oportunidades.

Com o importante apoio da AICEP, cuja ação nesta área tem sido estratégica para o país, será, com este acordo, possível alargar o conjunto de ferramentas que as empresas têm atualmente ao seu dispor para acelerarem o seu processo de globalização. Somos, na Associação BRP, pessoas de ação e estamos, por isso, entusiasmados por poder contribuir para esta missão nacional. Sabemos que ao apoiarmos a internacionalização das pessoas e das empresas, estaremos a potenciar o seu crescimento e o crescimento da economia e do país”, conclui Vasco de Mello.

‘Conversas CEO com CEO’

No âmbito deste protocolo, está ainda previsto o lançamento das ‘Conversas CEO com CEO’, uma iniciativa que permitirá aos líderes de PME nacionais interessadas em internacionalizar-se reunirem com CEOs/Presidentes de empresas da Associação BRP, que colocarão ao dispor o seu conhecimento e experiência na área da globalização. O objetivo passa por abordar as potencialidades, as dificuldades, os entraves e as oportunidades no processo de globalização de uma empresa, num ambiente de partilha e inspiração para ambas as partes.

Segundo Filipe de Botton, Associado do BRP, onde Lidera o Grupo de Trabalho da Globalização, “esta será uma porta aberta para colocarmos a nossa experiência prática e concreta, conhecimento e recursos ao serviço destas empresas, apoiando-as a definir e a afinar o seu plano de internacionalização, bem como a avaliar os riscos e alternativas associados a este processo”. Esta será igualmente uma oportunidade “de proporcionar a estas empresas uma rede fundamental para o sucesso da sua globalização”.

Acreditamos que ao capacitar o tecido empresarial português estaremos a potenciar o número de empresas exportadoras e a fortalecer a presença internacional das empresas portuguesas, e contribuindo para um Portugal mais competitivas no mercado global”, conclui Filipe de Botton.

Já para Francisca Guedes de Oliveira, Administradora da AICEP, “esta associação entre público e privado é uma mais-valia para cumprir o mesmo objetivo: apoiar as empresas portuguesas, em especial as PME, e levá-las mais longe nos seus processos de internacionalização”.

Para conquistar fora, para conquistar novos mercados e uma maior quota nas exportações, devemos capacitar mais as empresas portuguesas, juntar talento ao talento que já têm, e capitalizar a experiência das empresas associadas do BRP à ação que a AICEP já presta todos os dias em mais de 50 mercados pelo mundo fora. Este é um protocolo dinâmico e vivo que iremos, no futuro, acrescentar novas iniciativas sempre com o propósito de capacitar as empresas nacionais para conquistar novos mundos”, destaca a Administradora da AICEP.

O projeto piloto irá avançar com 20 CEOs/Presidentes de Associados do BRP ainda durante este ano (2022) e prolongar-se-á durante 2023, cabendo à AICEP fazer a correspondência entre os CEOs/Presidentes e as empresas interessadas. Numa fase posterior, o objetivo será alargar esta iniciativa, integrando mais CEOs/Presidentes de empresas globais para apoiar um universo maior de PME.

Rede internacional de espaços acolhimento

Através do contacto próximo com o tecido empresarial, e com base na sua própria experiência de internacionalização, as empresas da Associação BRP estão conscientes das dificuldades inerentes ao processo de globalização e dos custos elevados que isso representa para as PME, nomeadamente quando iniciam este processo.

Pretendemos ajudar a eliminar estes entraves que podem comprometer ou atrasar o processo de globalização destas organizações, e devolver às pequenas e médias empresas a ambição de crescimento”, adianta Filipe de Botton.

Neste sentido, a Associação BRP e a AICEP estão a preparar a criação de uma rede internacional de espaços de acolhimento, aproveitando as instalações que as empresas da Associação BRP dispõem nas diversas geografias onde se encontram a operar. Para além dos espaços físicos, será informalmente disponibilizado pelas equipas locais destas empresas o apoio prático, seja logístico, seja de conhecimento do mercado, seja de outra natureza relevante, para a efetivação do processo de globalização. As PMEs poderão permanecer nesses espaços, por um período que se pretende de até 6 meses para explorar mercado, dinamizar as exportações ou iniciar a sua instalação local.

O programa piloto irá arrancar no início do próximo ano, com 9 empresas Associadas do BRP que disponibilização de mais de 50 postos de acolhimento, localizados em 20 países/cidades com elevado potencial. Caberá à AICEP a divulgação das oportunidades junto das PMEs nacionais.

Não pretendemos que as iniciativas previstas neste acordo fiquem limitadas à participação dos associados do BRP. Num espírito de colaboração e abertura à sociedade, as mesmas estão abertas a outras empresas com operações em Portugal e experiência internacional comprovada que se queiram juntar”, conclui o empresário, apelando a uma mobilização.

-->

Sobre a AICEP

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa. As suas principais atribuições são promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora, captar investimento estruturante e promover a imagem de Portugal com iniciativas criadoras de valor para o país. A AICEP é uma agência de referência que conta com profissionais especializados e Lojas da Exportação, em Portugal, e uma Rede Externa em mais de 50 países.

Portugal Global | Portugal Exporta