-->
-->
15.02.2023 | Notícias

Associação BRP e AICEP lançam INOV Contacto Reverse para atrair talento internacional

INOV Contacto Reverse é uma iniciativa inovadora que vai permitir às empresas portuguesas oferecer estágios a jovens estrangeiros que completam o seu mestrado em Portugal.
Associação BRP e AICEP lançam INOV Contacto Reverse para atrair talento internacional

Programa possibilitará a empresas nacionais oferecer estágios remunerados em Portugal a recém-mestres estrangeiros, para reforçar a disponibilidade de quadros internacionais que sustentem o processo de globalização das empresas.

Iniciativa desenvolve-se sobre os 25 anos de sucesso do Inov Contacto da AICEP e pretende atrair e reter o talento internacional a estudar em Portugal, também como forma de combater o “Inverno demográfico” que o país atravessa.

Projeto piloto avança no primeiro semestre deste ano, com o apoio da FEUP, envolvendo 12 estágios e 10 empresas da Associação BRP.

Porto, 15 de fevereiro de 2023 – A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) acabam de anunciar o lançamento do programa INOV Contacto Reverse uma iniciativa inovadora que vai permitir às empresas portuguesas oferecer estágios em Portugal a jovens estrangeiros que completam o seu mestrado em Portugal.

Este novo programa, construído sobre o sucesso do projeto Inov Contacto da AICEP, foi pensado no âmbito da cooperação entre a AICEP e o BRP, contando com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para esta fase piloto. O objetivo passa por tirar partido do talento internacional a estudar em universidades portuguesas – cerca de 70 mil pessoas -, e atraí-los para as empresas nacionais, reforçando a disponibilidade de quadros internacionais, e contribuindo para fortalecer as competências e visão internacional destas organizações, e também para reverter o “inverno demográfico” que o país atravessa.

A globalização é um fator crítico para o crescimento e reforço da competitividade das empresas e, consequentemente, para a criação de riqueza nacional. De acordo com as entidades responsáveis pelo programa INOV Contacto Reverse, a presença de talento internacional nas empresas irá contribuir para uma capacitação das equipas locais com conhecimento das dinâmicas e cultura do mercado do país de proveniência desses talentos, possibilitando-lhes um maior potencial de expansão do negócio nesses mesmos mercados.

Em acréscimo, os talentos internacionais poderão, no futuro, representar ativos importantes no contexto em que regressam ao país de origem, mas mantêm o vínculo com a empresa, levando consigo o know-how das duas geografias e tornando-se embaixadores das empresas portuguesas e de Portugal noutros mercados, bem como no mercado nacional.

Para o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques “o novo programa INOV Contacto Reverse é uma iniciativa que é construída sobre o sucesso de um programa de referência da AICEP, o Inov Contacto, que ao longo dos seus 25 anos tem alcançado resultados assinaláveis quer ao nível do impacto na competitividade das empresas, quer da passagem à vida ativa e progressão na carreira dos jovens que têm integrado esta iniciativa. O INOV Contacto Reverse tem todo o potencial para se tornar num novo instrumento relevante para a promoção do crescimento empresarial e da internacionalização da economia portuguesa”.

De acordo com Vasco de Mello, Presidente da Associação BRP, “a concretização deste programa vai possibilitar às pequenas e médias empresas portuguesas, mas também às grandes, aprofundar o seu conhecimento em mercados estrangeiros estratégicos para estas, facilitando o seu processo de expansão internacional.

Esta é mais uma medida concreta em colaboração com a AICEP, que acreditamos poder vir a fazer a diferença no apoio ao crescimento das nossas empresas. Atualmente em Portugal existe uma sub-representatividade de grandes empresas, e nesse sentido a Associação BRP tem vindo a apresentar um conjunto de propostas pragmáticas que abrem caminho ao aumento de escala do nosso tecido empresarial. São as empresas maiores que produzem mais, pagam melhores salários e proporcionam mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos seus colaboradores, potenciando, nessa medida, o crescimento do país”, finaliza.

Segundo Filipe de Botton, membro da Associação BRP e líder do Grupo de Trabalho da Globalização, “existe atualmente em Portugal uma dificuldade em aceder a talento qualificado. Olhámos para os 70 mil jovens estrangeiros a estudar nas nossas universidades como uma oportunidade para reter esse fator de qualidade no país que eles escolheram para o seu mestrado. Tal retenção irá criar competências, fazer crescer, mas também acelerar a globalização do nosso tecido empresarial, no sentido de tornar as PME maiores e mais competitivas”.

O INOV Contacto Reverse arranca já no primeiro semestre deste ano com um projeto piloto, juntamente com a FEUP, que prevê a realização de estágios remunerados de 6 meses, em contexto real de trabalho, onde cada talento terá a oportunidade de colaborar com uma das entidades de acolhimento – empresas parceiras do programa.

Para a concretização do piloto, esta iniciativa irá contar com a participação de 10 empresas da Associação BRP que, no seu conjunto, irão disponibilizar 12 estágios.

Rui Calçada, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, refere que “a FEUP apoia desde o primeiro momento e com entusiasmo esta iniciativa, ciente da mais-valia para as empresas da diversidade e competências da sua comunidade internacional de estudantes”, acrescentando que “a faculdade tem políticas ativas de integração intercultural dos mais de 1.200 estudantes estrangeiros de grau que acolhe, e participa desde 2021 na rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes do Alto Comissariado para as Migrações.” Destaca ainda que “a formação científico-técnica de classe mundial oferecida nos cursos da FEUP é complementada com competências transversais essenciais para a vida profissional e cívica, e é realizada em grande proximidade com o tecido empresarial, nas perspetivas de valorização do conhecimento e desenvolvimento do talento

O piloto permitirá testar o modelo de funcionamento do programa, que tem como base o Inov Contacto, e assegurar a adaptação do programa tendo em conta as especificidades deste conjunto de talento, permitindo assim repetir o sucesso do programa original na captação e capacitação dos jovens com competências de internacionalização.

A partir de setembro, depois deste piloto, estaremos em condições de escalar o mesmo, passando este programa a ocorrer em paralelo com o Inov Contacto. À semelhança das outras iniciativas enquadradas na parceria entre a Associação BRP e a AICEP, a expectativa é que outras empresas e organizações que se associem enquanto entidades de acolhimento.

Associação BRP e AICEP apoiam globalização das PME nacionais

O lançamento do programa INOV Contacto Reverse representa a concretização de mais uma medida definida no protocolo de colaboração assinado no final do ano passado entre a Associação BRP e a AICEP, com vista a desenvolver e implementar iniciativas que objetivem a adoção de competências de internacionalização pelos profissionais e pelas pequenas e médias empresas, de modo a promover uma maior competitividade das empresas portuguesas e do país.

Uma das primeiras medidas implementadas passou por um reforço do apoio da Associação BRP ao programa Inov Contacto, através do aumento do número de empresas associadas a esta iniciativa, bem como do número de estágios. No total, 11 empresas da Associação BRP financiaram 25 novos estágios, que se juntaram ao total de 200 estágios já disponibilizados pelo Inov Contacto ao talento português.

Outra medida prevista neste protocolo foi o lançamento das ‘Conversas CEO com CEO’, um programa que coloca frente a frente líderes de PME nacionais que se queiram internacionalizar e CEO/Presidentes de empresas da Associação BRP, com o propósito destes últimos partilharem o seu conhecimento e experiência na área da globalização. O piloto abrange um conjunto de 13 empresas e já se encontra a decorrer.

O acordo previa ainda a criação de uma rede internacional de espaços de acolhimento, onde empresas da Associação BRP disponibilizam, durante um período de três meses a um ano, as suas instalações noutros mercados a PME nacionais que queiram expandir o seu negócio para outros países, para assim as apoiar neste primeiro passo de crescimento. O programa piloto irá arrancar no primeiro semestre, com 9 empresas associadas a disponibilizarem mais de 50 pontos de acolhimento em 20 geografias diferentes.