-->
-->
29.07.2022 | Notícias - Jornal Económico

"Falta um plano de médio prazo para investimentos na rede" - Sandra Santos

Estado e empresas devem adotar uma postura mais ativa face à situação de emergência energética que Portugal e a Europa atravessam.
Falta um plano de médio prazo para investimentos na rede - Sandra Santos

A curto prazo precisamos de defender a competitividade internacional do tecido empresarial perante o aumento e volatilidade dos preços da energia, e, a médio prazo, devemos acelerar a transição energética.

Na Associação Business Roundtable Portugal acreditamos que o enfoque imediato passa por:

  • Do lado das empresas, a procura por contratos de energia de longo prazo (10 ou + anos) e adoção de soluções de autoconsumo individual e coletivas (comunidades de energia), bem como de soluções de eficiência energética;
  • Do lado do Estado, o reforço imediato da capacidade das infraestruturas de rede para permitir aceitar investimentos privados em autoconsumo e PPAs, a facilitação de burocracias e licenciamentos de utilização de autoconsumo, bem como a garantia de manutenção de um mix equilibrado de fontes alternativas de energia para evitar a dependência de uma única fonte de energia.

Para refletir sobre os desafios de médio prazo e outros desafios relacionados com a problemática da energia, Sandra Santos, CEO da BA GLASS e líder do grupo de trabalho da Associação dedicado a esta área, falou ao Jornal Económico numa entrevista que pode ler aqui.