-->
-->
-->
Melhores oportunidades para os jovens talentos em Portugal
ARTalento
Melhores oportunidades para os jovens talentos em Portugal

A Associação BRP identificou vários caminhos de solução para travar a fuga da geração mais qualificada de sempre, a serem aprofundados pelas empresas e pelo Estado, para que coletivamente se consiga proporcionar as oportunidades que os jovens e o país precisam.

Um contributo que pretende servir de mote para um debate mais alargado da sociedade civil, representando um convite ao desenvolvimento e implementação de ações concretas.

O Paper I lançou esse debate; no Paper II fomos mais longe, mostrando como as empresas portuguesas podem criar modelos de trabalho tão evoluídos como os melhores da Europa e do mundo. Hoje estamos centrados em melhorar o desenvolvimento e a implementação destes modelos nas empresas BRP, ao mesmo tempo que promovemos a sua adoção em empresas não-BRP, partilhando aprendizagens e experiências em nome próprio das nossas associadas.

Na Cultura de Mérito, o Santander adotou um modelo de avaliação contínua e transparente, reforçando a meritocracia e a progressão pelo valor de cada colaborador. Nas Organizações Ágeis, a Fidelidade desenvolveu um modelo, que integra espaços físicos, ferramentas digitais e coaching para aumentar a agilidade e colaboração. Na Liderança, o Grupo José de Mello construiu perfis transversais que antecipam competências-chave para os líderes do futuro. Nas Carreiras, o Pestana Hotel Group desenvolveu e implementou um sistema de carreiras flexível em “zig-zag”, permitindo evolução técnica e de gestão. Por fim, nos Benefícios, o Grupo Salvador trabalhou de forma integrada a proposta de valor da marca empregadora Ser Caetano, juntando ao que já existia, novos benefícios e uma nova estratégia de comunicação.

O objetivo é claro: demonstrar que em Portugal já existem práticas de gestão de talento tão avançadas quanto nas principais economias europeias e contribuir para que esta seja uma realidade em todo o tecido empresarial português. Ao valorizarmos o talento, fortalecemos as empresas e reforçamos a atratividade do país para profissionais portugueses e estrangeiros.