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Eixos de Atuação Pessoas

Ensino Profissional

Problemática

Depois de 40 anos enfocados no desenvolvimento do ensino académico, hoje o número de portugueses que termina o ensino obrigatório e segue para o ensino superior já compara bem com os países europeus. Mas se quase metade dos jovens que terminam o ensino obrigatório seguem para o ensino superior, a outra metade precisa de ter qualificações que lhes permitam ter uma vida realizada, pessoal e profissionalmente. O Ensino Profissional tem aqui um papel fundamental que é preciso reconstruir.

A falta de profissionais tecnicamente qualificados representa um entrave ao desenvolvimento e competitividade das empresas, podendo a curto-médio prazo comprometer o crescimento do país. A aposta no ensino profissional, mais especializado, é uma das chaves para responder a este problema. No entanto, o estigma criado a partir da perceção pública negativa que existe relativamente a esta via de ensino, o desajuste entre a oferta e a procura e a fragmentação da oferta são entraves que têm condicionado o seu crescimento.

Mas a expetativa é que a procura por este tipo de profissionais continue a aumentar nos próximos anos. É, pois, fundamental apostar na modernização e transformação do ensino profissional em Portugal, começando por melhorar a articulação das escolas com o mundo empresarial.

Jorge de Melo
Jorge de Melo
CEO da Sovena
Propostas e Soluções

O BRP acredita que o ensino profissional é uma via de futuro — uma escolha que dá acesso a competências reais, oportunidades concretas e valorização pelas empresas. Não é um destino final, mas um caminho que pode conduzir a carreiras qualificadas ou à continuação de estudos no ensino superior.

O grupo de trabalho do ensino profissional do BRP composto por 26 empresas associadas com o objetivo de:

  • Combater o estigma ainda associado ao ensino profissional;
  • Aproximar o mundo empresarial das escolas e dos alunos;
  • Contribuir para o desenvolvimento de percursos formativos alinhados com as reais necessidades das empresas.

A Sovena lidera atualmente este grupo de trabalho, assumindo um papel central na valorização das competências técnicas e na ligação ao território e às comunidades locais.