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Eixos de Atuação Pessoas

Ensino Profissional

Problemática

Depois de 40 anos enfocados no desenvolvimento do ensino académico, hoje o número de portugueses que termina o ensino obrigatório e segue para o ensino superior já compara bem com os países europeus. Mas se quase metade dos jovens que terminam o ensino obrigatório seguem para o ensino superior, a outra metade precisa de ter qualificações que lhes permitam ter uma vida realizada, pessoal e profissionalmente. O Ensino Profissional tem aqui um papel fundamental que é preciso reconstruir.

A falta de profissionais tecnicamente qualificados representa um entrave ao desenvolvimento e competitividade das empresas, podendo a curto-médio prazo comprometer o crescimento do país. A aposta no ensino profissional, mais especializado, é uma das chaves para responder a este problema. No entanto, o estigma criado a partir da perceção pública negativa que existe relativamente a esta via de ensino, o desajuste entre a oferta e a procura e a fragmentação da oferta são entraves que têm condicionado o seu crescimento.

Mas a expetativa é que a procura por este tipo de profissionais continue a aumentar nos próximos anos. É, pois, fundamental apostar na modernização e transformação do ensino profissional em Portugal, começando por melhorar a articulação das escolas com o mundo empresarial.

Jorge de Melo
Jorge de Melo
CEO da Sovena
Propostas e Soluções

Com o intuito de contribuir para a modernização do Ensino Profissional e para uma ligação mais forte entre escolas e empresas, a Associação BRP criou um Grupo de Trabalho com mais de 20 empresas associadas.

Este grupo está a desenvolver iniciativas concretas que mostram como o ensino profissional pode ser um verdadeiro plano A para os jovens e uma alavanca de competitividade para o país. As iniciativas do BRP organizam-se em três frentes principais:

  • Alinhamento da oferta com as necessidades do mercado de trabalho - mapeámos mais de 50 áreas técnicas críticas para as empresas e estamos envolvidos na revisão do Catálogo Nacional de Qualificações;
  • Aproximação entre escolas, empresas e famílias – lançámos o Guia CEEP e participámos no Conselho Consultivo Estratégico para a Educação e Formação Profissional da Área Metropolitana do Porto, reforçando a voz do setor empresarial no desenho das políticas públicas;
  • Valorização do Ensino Profissional junto dos jovens – participámos na campanha IAM PRO, com testemunhos da Mota-Engil e da Cotesi e, em 2025, prevemos lançar um ciclo de eventos locais que aproxima alunos, famílias, escolas, municípios e empresas, mostrando na prática as oportunidades de formação e carreira desta via de ensino.

O objetivo é claro: valorizar o Ensino Profissional como uma escolha de futuro para milhares de jovens e como uma peça-chave para a competitividade e o crescimento económico e social de Portugal.