É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
Depois de 40 anos enfocados no desenvolvimento do ensino académico, hoje o número de portugueses que termina o ensino obrigatório e segue para o ensino superior já compara bem com os países europeus. Mas se quase metade dos jovens que terminam o ensino obrigatório seguem para o ensino superior, a outra metade precisa de ter qualificações que lhes permitam ter uma vida realizada, pessoal e profissionalmente. O Ensino Profissional tem aqui um papel fundamental que é preciso reconstruir.
A falta de profissionais tecnicamente qualificados representa um entrave ao desenvolvimento e competitividade das empresas, podendo a curto-médio prazo comprometer o crescimento do país. A aposta no ensino profissional, mais especializado, é uma das chaves para responder a este problema. No entanto, o estigma criado a partir da perceção pública negativa que existe relativamente a esta via de ensino, o desajuste entre a oferta e a procura e a fragmentação da oferta são entraves que têm condicionado o seu crescimento.
Mas a expetativa é que a procura por este tipo de profissionais continue a aumentar nos próximos anos. É, pois, fundamental apostar na modernização e transformação do ensino profissional em Portugal, começando por melhorar a articulação das escolas com o mundo empresarial.
O BRP acredita que o ensino profissional é uma via de futuro — uma escolha que dá acesso a competências reais, oportunidades concretas e valorização pelas empresas. Não é um destino final, mas um caminho que pode conduzir a carreiras qualificadas ou à continuação de estudos no ensino superior.
O grupo de trabalho do ensino profissional do BRP composto por 26 empresas associadas com o objetivo de:
A Sovena lidera atualmente este grupo de trabalho, assumindo um papel central na valorização das competências técnicas e na ligação ao território e às comunidades locais.