-->
-->
20.01.2023 | Notícias - Jornal Expresso

Nuno Amado apela "Temos de ter um estado mais eficiente"

O Estado deve ser um facilitador da atividade económica e da criação de riqueza para toda a sociedade, assegurando equidade para pessoas e empresas.

Foi precisamente este o mote da entrevista de Nuno Amado, membro da Direção e líder do Eixo de Atuação Estado da Associação BRP, ao Expresso, onde apelou a uma maior eficiência do Estado em duas matérias fundamentais para o país:

  • Burocracia: Uma burocracia que é lenta, complexa e pouco uniforme, trava o desenvolvimento empresarial e económico. Temos evidências de como desburocratizar áreas de atividade económica, sem pôr em causa o interesse público, tem impacto na criação de emprego e de riqueza. É urgente concretizar a simplificação da burocracia e dos licenciamentos, tirar as leis do papel, ter capacidade para executar.
  • Justiça: Uma justiça que é lenta não é justa. É urgente reduzir os tempos da justiça administrativa e fiscal, que só desencorajam o investimento e travam o crescimento do país. Propomos aumentar o valor máximo de vinculação do Estado ao CAAD para reduzir pendências judiciais e libertar recursos, bem como a criação de um workflow de prazos ordenadores dos processos e a introdução da figura do gestor de projeto e generalização dos assessores técnicos.

Portugal precisa de um outro sentido de urgência e ação e o Estado deve ser o catalisador dessa mudança.

Leia a entrevista na íntegra aqui.