AS EMPRESAS

Apoiar a criação, desenvolvimento e escala das empresas nacionais

A prosperidade de Portugal depende de sermos capazes de promover ganhos de escala para nos conseguirmos impor num mercado cada vez mais competitivo, (hiper)conectado e global. Para tal, precisamos de empresas robustas, altamente produtivas, financeiramente sólidas e com elevada capacidade exportadora, que consigam competir a nível europeu e mundial.

Portugal sofre de um deficit de produtividade que se manifesta em todo o seu tecido empresarial, mas com maior incidência nas micro e pequenas empresas. A diferença de produtividade (VAB por trabalhador) cresce significativamente com a redução da dimensão da empresa, e o número de empresas de grande dimensão não é suficiente para induzir o crescimento que o país necessita.

Precisamos de um sistema incentivador do crescimento e escala das empresas, que propicie os instrumentos de qualificação, governance, financiamento e internacionalização, necessários para permitir que as micro, pequenas e médias empresas portuguesas se tornem grandes e as grandes globais.

Acreditamos que é fundamental remover obstáculos e libertar a capacidade criativa e o dinamismo empresarial, para garantirmos empresas mais competitivas, inovadoras e com maior escala.

É sobre estas temáticas que se desenvolve o Grupo de Trabalho das Empresas.

Líder do Grupo de Trabalho EMPRESAS

António Rios de Amorim
Vice-Presidente da Associação BRP
Presidente e CEO da Corticeira Amorim

EXPERT PAPER - Acelerar o crescimento das empresas com um governance forte

Embora não exista um modelo ideal de práticas de governance que possa ser aplicado a todas as empresas, entender os seus fundamentos é um dos primeiros passos para consciencializar as organizações para a sua importância. Saiba porque é que a Associação BRP acredita que a profissionalização da gestão pode contribuir para o crescimento e escala das PME nacionais, e transformar o país.

LER MAIS