-->
-->
Eixos de Atuação Empresas Inovação
-->
Doutoramentos Empresariais
Doutoramentos Empresariais

Reconhecendo a importância de fortalecer a colaboração entre as grandes empresas do país e os doutorandos, promovendo uma ligação mais estreita entre o mundo académico e empresarial, fator considerado fundamental para alavancar a inovação e promover o crescimento económico e social, criámos o programa Doutoramentos Empresariais.

Alinhado com programa de Doutoramentos em Ambiente Não Académico, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, os “Doutoramento Empresariais” oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolverem as suas atividades de investigação em ambiente empresarial real, responderem a desafios complexos e especializarem-se em áreas e sectores inovadores. Isto aumenta a aplicabilidade e a utilidade prática dos resultados da pesquisa.

Os participantes têm a possibilidade de permanecer nas empresas durante o período do doutoramento, o que permitirá um contacto direto com o “terreno” e uma maior aproximação às empresas, tendo ainda a oportunidade de garantir um vínculo laboral após a conclusão do programa, caso exista interesse de ambas as partes.

A Associação BRP pretende, através dos seus associados, facilitar o processo de matching entre alunos e empresas, por isso identificou um conjunto de temas passíveis de serem trabalhados em projetos de investigação nas empresas do BRP.

-->

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Apresentamos a seguir um conjunto de perguntas e respostas que visam clarificar o funcionamento dos Doutoramentos Empresariais, incluindo as condições de candidatura e acesso às Bolsas de Doutoramento.

QUAIS AS VANTAGENS PARA OS DOUTORANDOS?

Os alunos beneficiam de formação interdisciplinar avançada em áreas de negócio relevantes, que proporcionará um conhecimento especializado. Ao integrar a empresa para o desenvolvimento da sua atividade de investigação, terá oportunidade de conhecer o mercado nacional e global, incluindo a possibilidade de visitar e contactar com geografias internacionais onde a empresa esteja localizada. Além deste conhecimento e experiência prática, os doutorando têm também a oportunidade de contactar com inúmeros líderes, gestores e especialistas, e construir uma vasta rede de contactos.

QUAIS AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS?

Ao acolherem doutorandos, as empresas passam a integrar investigadores de elevado perfil científico nas suas organizações, o que lhes permitirá reforçar as suas competências em áreas-chave da organização e desenvolver soluções e respostas avançadas para desafios ou problemas de negócio complexos. Ao tornar a sua operação mais ágil e eficaz estará a transformar a sua empresa numa organização mais produtiva, mais competitiva, mais atrativa para o talento, e mais sustentável.

QUAIS AS VANTAGENS PARA AS ENTIDADES ACADÉMICAS?

A participação de entidades académicas não apenas fortalece a qualidade da pesquisa, mas também estabelece pontes importantes entre a academia e o setor privado, promovendo benefícios mútuos e enriquecendo o ecossistema de inovação.

QUAIS OS TEMAS DE DOUTORAMENTO E EMPRESAS DISPONÍVEIS?

Consulte nas tabelas abaixo os temas e empresas que a Associação propõe.

Energias renováveis, armazenamento de energia e smart grids

  • Desenvolvimento de materiais ativos para cátodos de células de sódio (Simoldes)
  • Desenvolvimento e upscaling (até 1 Ah) de células de sódio em estado sólido (Simoldes)
  • Comprehensive Exploration of Self-Healing Mechanisms in Low Voltage Grids (EDP)
  • Electrification of islanded regions & seasonal storage problema (EDP)
  • Methodologies for Control and Operation of Low Inertia Grids (EDP)
  • Untapping the flexibility potential of large refrigeration systems (EDP)
  • Optimization of Distributed Energy Resources in Energy Communities for enhanced grid flexibility and ancillary services (EDP)
  • Assessment of Building-Integrated Photovoltaics for European Cultural Heritage Cities: A Techno-Economic Study and GIS-Based Solar Potential Mapping (EDP)
  • Implementation of Green Large Language Models to analog meters measure recognition (EDP)
  • Hybridization of offshore renewables: strategies to enhance grid integration and optimize market participation (EDP)
  • Modelling AC/DC Hybrid Grid Planning and Operation Towards Growing DER Penetration (EDP)

Sustentabilidade, economia circular, ambiente e transição climática

  • Desenvolvimento de propriedades “self-healing” em substratos poliméricos (Simoldes)
  • Circular Economy Approaches for Sustainable Recycling of Photovoltaic Panels (EDP)
  • Processos sustentáveis de arrefecimento e conservação de produtos agro-alimentares (Violas/Super Bock Group)
  • Temas de ambiente (Grupo José de Mello)
  • Transição climática (Grupo José de Mello)

Inteligência artificial

  • IA aplicada a processos industriais (Violas/Super Bock Group)
  • Automated programming for app development (OutSystems)
  • Automated code refactoring and self-healing techniques applied to low and no code programming tools (OutSystems)
  • Desenvolvimento de novas soluções que utilizem inteligência artificial generativa para processos de cliente, operativos e desenvolvimento de sistemas (OutSystems)
  • Desenvolvimento de novas soluções que utilizem inteligência artificial generativa para processos de cliente, operativos e desenvolvimento de sistemas (CTT)
  • The application of Generative AI for the implementation of honeypots in energy Ots (EDP)

Logística inteligente e robotização

  • Desenvolvimento de soluções inovadoras para Automatização e Robotização da Logística dos Centros de Distribuição Postal (CTT)

Rastreabilidade e monitorização (IOT)

  • Desenvolvimento de soluções para Rastreabilidade Universal de objetos numa plataforma única (CTT)
  • Soluções inovadoras para Monitorização Global Integrada de equipamentos do universo (CTT )
  • Sensorização de produtos embalados ou processos produtivos agro-alimentares (Violas/Super Bock Group)

Cidades inteligentes e mobilidade

  • Unveiling Seamless Mobility: Mobility as a Service (MaaS) and the Future of Urban Transportation (EDP)
  • Unlocking office buildings flexibility through Energy of Things and Natural Ventilation (EDP)
  • Digital twins as a tool to achieve net zero energy scenarios in Smart Cities (EDP)
  • Desenvolvimento e simulação ótica de peças de iluminação interior de grande área utilizando o software Ansys SPEOS (Simoldes)

Saúde e biotecnologia 

  • Novas vias de administração de fármacos (Bial)

Processos químicos e insdustriais

  • Processos químicos industriais e indústria química em geral (Grupo José de Mello)

COMO OS ALUNOS PODEM CONCORRER?

A participação neste programa implica a seleção de uma instituição de acolhimento não académica (empresa, laboratório colaborativo, centro de tecnologia e inovação) e de uma instituição académica (entidade de produção e difusão de conhecimento), bem como de um orientador científico em cada uma destas instituições, que devem trabalhar em estreita colaboração na definição dos planos de trabalho. Para tal, a Associação BRP disponibiliza, desde já, um conjunto de temas de investigação e empresas que podem ser previamente selecionados pelos alunos interessados neste programa.

A demonstração de interesse deve ser feita para o email geral@abrp.pt e deve incluir a seguinte informação: Nome, E-mail, Universidade, Área científica, Habilitações literárias, Tema ou temas de doutoramento de interesse, Motivações da sua candidatura. A candidatura às Bolsas de Doutoramento em Ambiente Não Académico da FCT deve ser efetivada no website desta entidade. Os procedimentos detalhados e os requisitos específicos estão disponíveis na página do concurso.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS?

A avaliação das candidaturas será baseada no mérito do candidato, no plano de trabalho proposto e nas condições de acolhimento. Destaca-se a valorização da contribuição das entidades não académicas para a execução dos planos de trabalho.

EM QUE CONSISTE A BOLSA DE DOUTORAMENTO?

Os candidatos selecionados receberão subsídios mensais e outros complementos de bolsa, financiados pela FCT.
Para mais informação sobre as Bolsas de Doutoramentos em Ambiente Não Académico aceda aqui.

 

PRETENDO CANDIDATAR-ME

Se identificou um tema de interesse e pretende candidatar-se a um Doutoramento Empresarial, envie um email para geral@abrp.pt, com as seguintes informações: Nome, E-mail, Universidade, Área científica, Habilitações literárias, Tema ou temas de doutoramento de interesse, Motivações da sua candidatura.