-->
-->
19.02.2024 | Notícias - Associação BRP

BRP cria rede global de espaços de trabalho para apoiar internacionalização das PME

De Chicago a Santiago do Chile, Milão ou Paris, são mais de 40 espaços que estão, a partir de hoje, e nesta primeira fase, disponíveis em 14 países de três continentes – África, América (do Sul e do Norte) e Europa
BRP cria rede global de espaços de trabalho para apoiar internacionalização das PME
  • Projeto pioneiro tira partido da presença dos associados do BRP nas várias geografias onde operam, para apoiar as PME portuguesas no seu processo de globalização
  • Empresas colocam à disposição as suas instalações, mas também as suas equipas locais para apoio prático, seja logístico ou de conhecimento do mercado

Lisboa, 19 de fevereiro de 2024 – A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) apresentou hoje o GLOBALIZAR, um projeto pioneiro que visa simplificar e promover a internacionalização das pequenas e médias empresas nacionais (PME), ao oferecer uma rede de espaços de acolhimento que tira partido das instalações que as empresas associadas têm nas diversas geografias onde operam. De Chicago a Santiago do Chile, passando por Milão ou Paris, o projeto arranca com mais de 40 espaços de trabalho, distribuídos por 14 países, em três continentes - África, América (do Sul e do Norte) e Europa -, disponíveis por candidatura em www.globalizar.pt.


Ciente da importância da globalização enquanto fator crítico para o crescimento e reforço da competitividade das empresas, a Associação BRP tem vindo a concretizar um conjunto de propostas e iniciativas que incentivam a ambição e promovem o aumento de escala do tecido empresarial.


Assim, conhecendo as dificuldades e os custos elevados que a entrada em novos mercados externos representa, sobretudo para as empresas que estão a iniciar o processo de globalização, os associados do BRP criaram o programa GLOBALIZAR.


Nesta primeira fase, os espaços de trabalho serão disponibilizados pela Corticeira Amorim, BA Glass, Bial, Delta, Logoplaste, Nors, Sogrape, Sovena e Sugal Group, empresas com presença em várias cidades por todo o mundo. Além de tirarem partido das instalações disponíveis (até dois postos de trabalho por empresa candidata), as PME podem ainda beneficiar do acesso às equipas locais dos associados do BRP, acelerando a aquisição de conhecimento “no terreno” das especificidades de cada mercado, e a avaliação de riscos e oportunidades.


“O crescimento empresarial não sobrevive sem a internacionalização. No entanto, sabemos que as PME, especialmente aquelas que estão a iniciar este processo, enfrentam uma série de obstáculos, como a escassez de recursos ou a complexidade regulatória e cultural, que acabam por levar muitos bons projetos a fracassar”, salienta António Rios de Amorim, vice-presidente da Associação BRP e Presidente e CEO da Corticeira Amorim.


O GLOBALIZAR vem ajudar as PME a superarem essas barreiras, tornando esse processo mais simples e eficaz. Ao tirar partido da posição internacional que as empresas do BRP detêm, que se consubstancia num capital de conhecimento e experiência único, as PME podem tornar a entrada no mercado mais célere e sustentada. Acreditamos que este apoio fará uma diferença no sucesso destas empresas e no seu caminho para se tornarem nas empresas grandes e globais que Portugal precisa - empresas mais produtivas, criam maior riqueza, pagam melhores salários e investem mais”, conclui.


Filipe de Botton, Presidente da Logoplaste e líder do grupo de trabalho Globalização da Associação BRP, refere que “o GLOBALIZAR é a oportunidade que as nossas empresas gostariam de ter tido quando estavam a dar os primeiros passos nos mercados internacionais. Estamos entusiasmados por podermos receber as PME, ajudá-las a construir a sua rede internacional e a impulsionar o seu crescimento global”.


Através da plataforma GLOBALIZAR, disponível em www.globalizar.pt, as PME podem selecionar o país e/ou a cidade para onde planeiam internacionalizar o seu negócio. São 14 os países disponíveis: Alemanha, Angola, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, Roménia ou Suíça.


Depois de verificarem os espaços de trabalho disponíveis na geografia selecionada, que incluem as condições de utilização, as PME devem selecionar a empresa anfitriã. O tempo de permanência para explorar o mercado, dinamizar as exportações ou iniciar a sua instalação local pode variar de um a seis meses, conforme o local. A utilização dos espaços é gratuita, existindo apenas um fee de gestão da candidatura de 750 euros (+IVA), caso a mesma seja aceite.

BRP cria rede global de espaços de trabalho para apoiar internacionalização das PME
-->

A divulgação do GLOBALIZAR junto das PME nacionais será feita em colaboração com a AICEP, tendo em conta o seu conhecimento do tecido PME exportador e em processo de internacionalização, enquanto a gestão operacional do programa estará a cargo do LACS, dada a sua vasta experiência na gestão de espaços partilhados de cowork.


O programa GLOBALIZAR, iniciativa que surge na sequência do ‘Protocolo de Colaboração’ entre a AICEP e a Associação BRP, virá ajudar as PME nacionais a entrar em mercados externos. Em particular nos mercados extracomunitários, este apoio com espaço físico, conhecimento local, económico, comercial, legal, normativo e cultural, é valioso e casa com o trabalho das Delegações da AICEP no apoio ao acesso aos mercados internacionais pelas empresas nacionais exportadoras”, destaca Filipe Santos Costa, Presidente da AICEP.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO BUSINESS ROUNDTABLE PORTUGAL

A Associação BRP refere-se a "Associação Business Roundtable Portugal", uma organização independente, apolítica, não associada ou relacionada com qualquer outra entidade, e de exercício do dever de cidadania das empresas associadas, das suas lideranças, e não de defesa dos seus interesses. A Associação BRP é composta por 40 líderes de empresas e grupos empresariais de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento. Em conjunto, acumulam receitas globais de 124 mil milhões de euros, 59 mil milhões a nível nacional, empregam 424 mil pessoas, 218 mil em Portugal, onde pagam um salário duas vezes superior à média do setor privado, e investem mais de 10 mil milhões de euros. A atividade da Associação BRP pode ser acompanhada em www.abrp.pt.