-->
-->
11.04.2024 | Comunicados - Associação BRP

BRP promove Doutoramentos Empresariais para aproximar empresas e academia, e impulsionar a inovação e o crescimento nacionais

Programa oferece a oportunidade de alunos realizarem a sua investigação em ambiente empresarial real, numa das maiores empresas do país
BRP promove Doutoramentos Empresariais para aproximar empresas e academia, e impulsionar a inovação e o crescimento nacionais
  • Mais de 30 temas de investigação disponíveis em áreas disruptivas, como energias renováveis, IA, IOT, robotização, cidades inteligentes, saúde e biotecnologia
  • Candidaturas às Bolsas de Doutoramento da FCT decorrem até 18 de abril

Lisboa, 11 de abril de 2024 – Reconhecendo a importância de fortalecer a colaboração entre o mundo académico, científico e empresarial, fundamental para alavancar a inovação e acelerar o crescimento económico e social, a Associação Business Roundtable Portugal abriu a iniciativa dos “Doutoramentos Empresariais”. Alinhado com programa de Doutoramentos em Ambiente Não Académico, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), esta iniciativa oferece aos alunos a oportunidade de realizarem a sua investigação numa empresa da Associação, podendo assim ajudar a responder a desafios complexos, em ambiente empresarial, especializarem-se em áreas e sectores inovadores, e aumentarem a aplicabilidade e a utilidade prática dos resultados da pesquisa.

Para facilitar o processo de matching entre alunos e empresas, a Associação BRP identificou mais de 30 temas de investigação em áreas disruptivas, como energias renováveis, inteligência artificial, IOT, logística inteligente e robotização, cidades inteligentes, saúde e biotecnologia, passíveis de serem trabalhados nos seus associados, onde se incluem 40 das maiores empresas do país, caso da Bial, CTT, EDP, José de Mello, Outsystems, Simoldes e Violas. Os temas e empresas estão disponíveis em abrp.pt, e as manifestações de interesse por parte dos alunos podem ser sinalizadas através dos contactos disponibilizados no website do BRP.  

Os participantes deste programa podem beneficiar de Bolsa de Doutoramento da FCT, cujas candidaturas decorrem até 18 de abril.

Com este programa, a Associação BRP dá o seu contributo para alterar a realidade em Portugal, onde apenas 8% dos doutorados estão presentes nas empresas, um terço da percentagem registada nas economias mais inovadoras e competitivas da Europa, com consequências para o desenvolvimento e crescimento de Portugal.

“O investimento em conhecimento e inovação é um fator determinante para a competitividade, crescimento e sucesso de qualquer país. A aposta neste programa de doutoramentos e na aproximação de doutorandos e empresas está, por isso, alinhada com o propósito da Associação BRP de valorização das pessoas e das empresas, e com a necessidade e urgência de criarmos mais valor e riqueza. Só assim será possível proporcionarmos mais e melhores oportunidades aos portugueses” salienta João Bento, líder do Grupo de Trabalho Inovação da Associação BRP e CEO dos CTT.

Através dos Doutoramentos Empresariais, os alunos têm a possibilidade de permanecer nas empresas durante o período do doutoramento, permitindo um contacto direto com o “terreno” e uma maior aproximação à realidade empresarial, existindo a possibilidade de ser estabelecido um vínculo laboral após a conclusão do programa, mediante interesse das partes.

Ao integrar a empresa para o desenvolvimento da sua atividade de investigação, o aluno terá a oportunidade de contactar com o mercado nacional e global, incluindo a possibilidade de visitar e conhecer geografias internacionais onde a empresa esteja localizada, para aprofundar o seu trabalho. Além deste conhecimento e experiência prática, os doutorandos têm também a possibilidade de contactar com inúmeros líderes, gestores e especialistas, e construir uma vasta rede de contactos. Mas diria que o mais relevante será poderem aplicar o seu trabalho na prática, gerar impacto e contribuir para a transformação e crescimento das organizações e da economia”, acrescenta.

Os Doutoramentos Empresariais representam uma via de colaboração tripartida que beneficia todas as partes. Os alunos beneficiam de formação interdisciplinar avançada em áreas de negócio relevantes e inovadoras, que proporcionará um conhecimento especializado e muito prático. Ao acolherem doutorandos, as empresas passam a integrar investigadores de elevado perfil científico nas suas organizações, reforçando as suas competências em áreas-chave da organização e desenvolvendo até soluções e respostas avançadas para desafios ou problemas de negócio complexos - um contributo para que as organizações sejam mais produtivas, competitivas, atrativas para o talento e sustentáveis. Já as universidades fortalecem a relação com o tecido empresarial, aumentando a sua relevância e contributo para a transferência de conhecimento e inovação.

Para mais informação sobre o Programa, visite a página da iniciativa.

-->

SOBRE A ASSOCIAÇÃO BUSINESS ROUNDTABLE PORTUGAL

A Associação BRP refere-se a "Associação Business Roundtable Portugal", uma organização independente, apolítica, não associada ou relacionada com qualquer outra entidade, e de exercício do dever de cidadania das empresas associadas, das suas lideranças, e não de defesa dos seus interesses. A Associação BRP é composta por 40 líderes de empresas e grupos empresariais de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento. Em conjunto, acumulam receitas globais de 124 mil milhões de euros, 59 mil milhões a nível nacional, empregam 424 mil pessoas, 218 mil em Portugal, onde pagam um salário duas vezes superior à média do setor privado, e investem mais de 10 mil milhões de euros. A atividade da Associação BRP pode ser acompanhada em www.abrp.pt.